19 de jul. de 2007

E o NT vive!


Pois é... Por questões de licenciamento, estamos substituindo todas as instalações Windows 98 por NT4 Workstation. Com 11 anos de idade (foi lançado em Julho de 1996), o Windows NT4 tem 6 (!) services packs (na verdade mais, pois o sexto tem ainda a versão 6A).

Já tinha brincado com os mais diversos Windows, mas o NT era novidade. Comecei com TI em 99, e o máximo que tinha feito era me logar em um NT 3.51 Server. Para quem nunca o fez, instalar o NT tem seus segredos – a começar que a partição na qual o SO é instalado tem que ser FAT16, limitado a 2GB.
O segredo é usar um fdisk qualquer e escolher “N” para ativar o suporte a discos de grande capacidade. Criei apenas a partição para instalar o NT, pois o restante do disco particionarei mais tarde como NTFS. Fica a dica do Baboo para a instalação:
http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=4075&zoneid=4&resumo=

Sistema instalado, service pack aplicado, vamos à caça dos drivers – uma SIS 6326 e uma 3COM 3C905B-TX – o que foi muito fácil, pois ambas são bastante comuns. Agora era hora de entrar para o domínio. Temos um controlador Windows 2000 com AD e o processo seria simples se não fosse o perfil padrão que eu havia criado baseado no XP. Eu estava esperando várias incompatibilidades, ou até que o NT fosse ignorar o perfil padrão, mas não: tudo funcionou na mais perfeita ordem. Menu Iniciar, Painel de Controle, tudo da maneira que deveria estar. E ainda por cima os ícones do NT4 foram substituídos pelo do XP, o que deixou o sistema bem agradável de usar.


Desktop antes e depois... Repare nos ícones do Menu Iniciar


O desempenho da máquina foi outra surpresa boa. Com um processador Pentium 3 450Mhz e 128MB de RAM, o sistema ficou muito mais rápido do que quando estava com o Windows 98 mesmo após instalar o AVG e o BROffice. Com relação à compatibilidade de softwares, novamente nenhum problema – as instalações padrões utilizadas no XP funcionaram perfeitamente. Segue a lista das versões instaladas:

  • AVG 7.5 Network
  • EditionBROffice 2.0.4
  • BDE 5.0
  • Oracle Client 8.0
  • FlexODBC 2.50.20

Máquina praticamente pronta, tudo indo bem até que... alguma coisa tinha que dar errado, não poderia ser tão fácil assim. Um dos sistemas internos da empresa não abria nem com reza brava nesse computador. Confirmei umas 10 vezes se tudo estava configurado certo e estava... BDE, Oracle, tudo funcionando corretamente. E a única bendita mensagem que o NT mostrava era uma tela de erro do Dr. Watson que não explicava absolutamente nada.

Passei a investigar as fontes do programa. Olhando tela por tela consegui achar algumas que estavam apresentando o erro, e o que elas tinham em comum eram componentes ADO do Delphi 7. Não ajuda muito, mas era o começo. Um pouco de investigação e descubro que o NT4, assim como o Windows 95, não possuem o componente MDAC – Microsoft Data Access Component. Fazia sentido... instalei o MDAC 2.5 e vòila!
Agora sim estava tudo 100%. O computador no domínio, rodando todas as aplicações necessárias, estável e rápido.

No final das contas o NT4 foi uma agradável surpresa. Aproveitando um computador de pelo menos 5 anos e um SO de 11 acabei com uma estação bem entry level, mas que não espero me dar dores de cabeça.


O sistema instalado

Um comentário:

Anônimo disse...

uhauhauhauhahaua
muitooo bom esses testes com NT ...
jah jah vai estar usando o win 3.11
hahaha